O Caos
Dali em diante foi uma sequência previsível. Começou com o time de infra, sem investimento os técnicos começaram a pular fora. As grandes consultorias que sempre assediavam os técnicos começaram a se dar bem... analistas de redes, banco de dados, storage... Um a um foi pulando fora.
As fichas de reposição paravam na gerencia, as pesquisas de clima iam de mal a pior e os procedimentos técnicos... bom, isso dava tristeza de ver. Os poucos que sobraram, não conseguiam dar conta de todas as atividades, entre uma migração e outra, exaustos, começavam a não executar os processos básicos para manter a infra no ar.
O resultado foi previsível. Erros! Bugs! Reclamações dos clientes!
Quando a equipe questianava. "Não temos Budget", exlcamava o gerente pouco hábil.
A Solução
As fichas de reposição paravam na gerencia, as pesquisas de clima iam de mal a pior e os procedimentos técnicos... bom, isso dava tristeza de ver. Os poucos que sobraram, não conseguiam dar conta de todas as atividades, entre uma migração e outra, exaustos, começavam a não executar os processos básicos para manter a infra no ar.
O resultado foi previsível. Erros! Bugs! Reclamações dos clientes!
Quando a equipe questianava. "Não temos Budget", exlcamava o gerente pouco hábil.
A Solução
"Precisamos de ajuda", disse a CIO.
"Não podemos mais conviver com esta quantidade de problemas, a empresa precisa de uma TI forte, consistente e focada no cliente".
A cada reunião, complementava, "Nossa fábrica não pode parar, principalmente por erros básicos de infraestruta". "Estamos em uma situação de crise.".
Com os mais próximos, comentava... "Não gosto de falar do antigo CIO, mas herdei uma bomba.".
Dada a brecha, começaram a sequência de Assessments. Todas grandes partiparam, azuis, vermelhas, IT isso, TI aquilo.
"Não podemos mais conviver com esta quantidade de problemas, a empresa precisa de uma TI forte, consistente e focada no cliente".
A cada reunião, complementava, "Nossa fábrica não pode parar, principalmente por erros básicos de infraestruta". "Estamos em uma situação de crise.".
Com os mais próximos, comentava... "Não gosto de falar do antigo CIO, mas herdei uma bomba.".
Dada a brecha, começaram a sequência de Assessments. Todas grandes partiparam, azuis, vermelhas, IT isso, TI aquilo.
Os resultados foram enfáticos: "Baixa qualidade das entregas por uma equipe pouco capacitada", "Inraestutura ultrapassada sem utilização das melhores práticas", "Modelo de TI não alinhado as práticas de mercado", e assim por diante...
"Vocês precisam de um novo modelo de trabalho, focado no cliente. E nós, podemos ajudá-los", comentou um grande diretor de uma grande companhia em uma das entregas de Assessment.
Rollout
"Vocês precisam de um novo modelo de trabalho, focado no cliente. E nós, podemos ajudá-los", comentou um grande diretor de uma grande companhia em uma das entregas de Assessment.
Rollout
Após meses convivendo com o caos e sigilo total do corpo gerencial da TI, a estratégia vazou. Na primeira página de um site, apareceu a notícia "Outosourcing começa pela Infraestrutura de TI na ChingLing Corporation".
Reunião emergencial para cá, reunião para lá, acabaram por marcar um encontro com todos os "colaboradores" para um comunicado... Lógico, na sexta, véspera de feriado, às 18:00.
Alemir, com ar de Nostradamus comentou com o colega antes de iniciar os slides...
"Jairzinho, aposto contigo que até o quinto slide vai aparecer, em letras garafais, a frase PRECISAMOS ALINHAR A TI AO NEGÓCIO.", Jairzinho riu, apostou.... e perdeu.
A CIO explicou para o que restou do time os motivos e razões da nova estratégia. Comentou os benefícios para a carreira de todos, as novas oportunidades, ou seja... bla bla bla.
O resto da história todo mundo conhece ou já viveu. Plano de absorção, garantia de emprego por um periodo determinado, etc... Tudo em nome do foco!
Luz no Fim do Túnel? Mas a vida daquela TI não acabou ali. Alemir, que trabalhava no suporte a sistemas ainda trabalhava na companhia. Seis meses após o fim do processo, assumiu um cargo de gerencia, entrou para o quadro de executivos, recebeu metas e se tornou uma referência dentro da área.
Mas, como a TI é Como ela é... algum tempo depois... reuniu a equipe para uma apresentaçao.
No Slide 1, a mensagem, em Caps Lock e com fonte estilizada, era estampada: "Não podemos conviver com essa quantidade de erros em nossos sistemas".
No Slide 2, "Precisamos alinhar a TI ao negócio"
Era o início de uma nova..... Fase!
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