Pular para o conteúdo principal

Da Série: "Lendas Corporativas"



Acho que já ouvi esta estória umas 10 vezes. Sempre contadas por gestores, em grandes reuniões de grandes comunicados corporativos, preocupados com o clima e o 'engajamento' da equipe. 
Particularmente, gosto dela. E confesso, já contei!
Flag!



As Três Cartas
Conta-se que certa vez um executivo estava deixando seu cargo no governo e, ao passá-lo ao seu sucessor, entregou-lhe três cartas. Disse a ele que não podia ajudá-lo em nada, nem oferecer qualquer sugestão. Apenas aquelas três cartas, com a seguinte orientação: quando você tiver a primeira crise administrativa e não encontrar uma solução que resolva o impasse, abra a primeira carta e, assim, sucessivamente.
O tempo passou e o novo executivo estava em lua de mel com o cargo, até que aconteceu o primeiro problema. Após exaustivas tentativas de debelar a crise sem qualquer sucesso, lembrou-se das três cartas. Imediatamente abriu a gaveta e pegou a primeira. Abrindo o envelope encontrou dentro dele o seguinte conselho: "...ponha a culpa no seu antecessor". E não deu outra coisa.
Deitou falação contra ele, que seus problemas eram oriundos da má gestão anterior e que estava moralizando a casa, entre outras críticas e acusações. A coisa acalmou e a lua de mel voltou. Passados mais alguns meses, nova turbulência ameaçava seu cargo. Como não encontrava solução para se sustentar, lembrou-se da segunda carta. Imediatamente abriu o segundo envelope e lá encontrou a solução deixada pelo antecessor: "...mude o organograma da empresa".
Não teve dúvidas. Reuniu a assessoria e determinou as mudanças que entendia necessárias no organograma da empresa, para solucionar o impasse em que se encontrava. Isto posto, mais alguns meses de lua de mel. Mas o tempo não perdoa a falta de criatividade e a chamada falta de coerência política, para não usar uma expressão mais clara. Novo temporal se abate sobre o cidadão e ele, sem perda de tempo, procura rapidamente a solução na terceira carta. Abre o envelope como quem toma um analgésico e puxa o último e decisivo conselho do antecessor: " ...faça três cartas iguais e entregue o cargo......."

Versão alternativa: Três Cartas


Comentários