Pular para o conteúdo principal

Papo Sério "O princípio de Peter"

. O Princípio de Peter
Conceito introduzido pelo sociólogo canadense Dr. Laurence Johnston Peter no seu bem-humorado e espirituoso livro do mesmo nome publicado em 1969 (No Brasil, a tradução recebeu o título de "Todo Mundo é Incompetente, Inclusive Você - As Leis da Incompetência", com ilustrações de Ziraldo). Neste livro, ele explica os perigos e os males da organização burocrática que ele testemunhou durante sua extensa pesquisa sobre a organização das empresas e sua gestão.
De acordo com Laurence Johnston Peter: O trabalho é realizado por aqueles empregados que não atingiram o seu nível de incompetência. Assim, podemos ver por que as organizações continuam a funcionar até mesmo quando empregados “Princípio de Peter” aceitam promoções demais. Laurence Peter fornece uma análise profunda do porquê de tantas posições em muitas organizações parecem ser preenchidas por funcionários que parecem incompetentes. É provável que este conceito seja ignorado pela maioria dos gerentes seniores pois aceitando que a sua organização está sofrendo desta doença burocrática é a admissão de que as pessoas têm sido indevidamente promovidas. Este, por sua vez, sugere que a gerência sênior pode ter atingido o seu nível de incompetência própria, e que o problema é facilmente ignorado, sob pena de tornar-se sugerido que a gerência sênior será examinadas mais de perto por sua incompetência.
Deixe-me ilustrar: Imagine que você é um programador de software proficiente e eficaz. Você provavelmente está operando a sua competência no pico de seu papel agora. Devido a este desempenho exemplar, o resultado de suas contribuições é ser promovido às areas de algum tipo de gerência. Agora, nesta posição avançada, muito pouco é feito de seu trabalho original que rendeu-lhe o seu merecido respeito. Na realidade, muito pouco do seu novo trabalho é o seu tipo favorito de trabalho que você gostaria de realizar. Como resultado, você não está mais tão entusiasmado com seu trabalho, e torna-se óbvio para todos. Como tal, as promoções vão parar, e você está preso ali, até que você decida se aposentar ou a sua empresa vai à falência devido a uma gestão incompetente.
As empresas vão atrair e expandir em certo nível de incompetência. Quando uma empresa forma uma cultura de incompetência, só os funcionários incompetentes permanecerão, e os competentes aborrecidos tentarão voar com as águias, embora cercado por perus e, portanto, sairão.
No final, as empresas estagnadas acabaram com pessoal incompetente em toda a organização. Por outro lado, as empresas em constante crescimento incluem novos cargos e funcionários a uma taxa que os eventuais resultados do Princípio de Peter pode ser adiados por tanto tempo enquanto o seu crescimento continua.
Quando os consultores de gestão reconhecem que a empresas de seus clientes estão caindo no Princípio de Peter freqüentemente sugerem politicamente um realinhamento de seu pessoal de nível superior, para permitir aos trabalhadores mais novos a oportunidade de fazerem a diferença. Desde que os empregados mais novos não tenham alcançado seu nível máximo de incompetência, que geralmente podem realizar o trabalho para o qual foram contratados, aumentando a produção global da empresa.
É esse o seu caso?
Baseado em http://www.envisionsoftware.com/Management/Peter_Principle.html
Péricles Maxter Neto

Comentários

Sandoval Flag disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandoval Flag disse…
Para essa fica difícil um procedimento de fallback!!!!
Preston Idaho disse…
Pra resolver é só limpar o pool.