Cuidado
- Carlinhos, já reclamei de você para meu gerente. Se não seguires o processo, falo para o diretor.
Era a advertência final da coordenadora da área de processos administrativos daquela TI. Segundo ela, a contratação daquele serviço e fornecedor não estavam seguindo o processo definido e mapeado no Manual de Procedimentos Operacionais, ou MPO como era conhecido.
O processo
...era claro e em linhas gerais era mais ou menos assim...
Começava com uma requisição de orçamentação do analista de TI responsável para a área de suprimentos corporativos. A indicação de no mínimo três fornecedores era necessária e pré req para o analista de suprimentos iniciar o processo de cotação. O SLA dele para cada interação era de cerca de 2 semanas.
A segunda etapa era a aprovação do fornecedor e, como era de se esperar, caso fosse escolhida outra empresa que não fosse a recomendação do analista de sup., deveria haver uma justificativa formal do gestor da área para posterior aprovação da área de Compliance e Auditoria.
Após este passo, entrava em cena a área Jurídica. Lá, para cada passada ou revisão, eram mais 5 dias. Na média, se perdia 1 mês nesta etapa.
Por fim, após a assinatura dos diretores da empresa, era gerada a ordem de pagamento para o fornecedor e o início dos trabalhos era liberado. Simples assim!
A prática
A vida com ela é... mostrava outra realidade. Os prazos sempre apertados dos projetos, manutenções e "necessidades do negócio" era incompatíveis com a metodologia e caso alguém tentasse segui-la, o resultado era sempre o atraso do cronograma e não cumprimento das metas.
Para não cair nesta armadilha (entende-se... não alcançar as metas), cada um tinha os seus atalhos e seus contatos para "agilizar" a aprovação e liberação dos investimentos.
Não era diferente com Carlinhos. Seus anos de empresa lhe proporcionaram uma boa rede de relacionamentos e nunca nenhum de seus contratos, até então, havia sido questionado. Até então!
Nova e querendo mostrar serviço, a coordenadora da área de MPO aproveitou a deixa de Carlinhos e montou seu circo. Nos dias que se passaram, teve que receber feedbacks de seu gerente, seus colegas e até o diretor de TI ficou sabendo do não cumprimento do processo.
Correu a boca-pequena que até cogitaram uma repreensão formal pela atitude, que segundo "eles", era pouco ética e profissional. Engoliu a seco e esperou.
Constatação
Dois meses se passaram desde a não conformidade de Carlinhos.
Até que um dia, um de seus fornecedores ligou e comentou a demanda emergencial da amiga coordenadora. Segundo ele, a ordem era de uma alocação imediata de um analista de processos dentro da empresa. Questionada sobre os prazos... foi enfática. "Pra ontem".
BATATA. Tinha ali a oportunidade, mas como não concordava com a postura diferenciada da colega e nunca teria as mesmas atitudes, resolveu não comprar uma briga e simplificar o fato em um único email.
- Amiga, não esqueça de seguir o processo! Ele é fundamental para mantermos o compliance do processo! Conto contigo!
Não havia CC, nem CCO naquela mensagem. Não precisava, a história já corria os corredores daquela TI e de grande coaching do processo, passou a ser vista apenas como mais uma jogadora.
Carlinhos lembrou da máxima... "Para meus amigos tudo, para os inimigos... os rigores do processo." e nem quis mais saber como a história acabou.
- Carlinhos, já reclamei de você para meu gerente. Se não seguires o processo, falo para o diretor.
Era a advertência final da coordenadora da área de processos administrativos daquela TI. Segundo ela, a contratação daquele serviço e fornecedor não estavam seguindo o processo definido e mapeado no Manual de Procedimentos Operacionais, ou MPO como era conhecido.
O processo
...era claro e em linhas gerais era mais ou menos assim...
Começava com uma requisição de orçamentação do analista de TI responsável para a área de suprimentos corporativos. A indicação de no mínimo três fornecedores era necessária e pré req para o analista de suprimentos iniciar o processo de cotação. O SLA dele para cada interação era de cerca de 2 semanas.
A segunda etapa era a aprovação do fornecedor e, como era de se esperar, caso fosse escolhida outra empresa que não fosse a recomendação do analista de sup., deveria haver uma justificativa formal do gestor da área para posterior aprovação da área de Compliance e Auditoria.
Após este passo, entrava em cena a área Jurídica. Lá, para cada passada ou revisão, eram mais 5 dias. Na média, se perdia 1 mês nesta etapa.
Por fim, após a assinatura dos diretores da empresa, era gerada a ordem de pagamento para o fornecedor e o início dos trabalhos era liberado. Simples assim!
A prática
A vida com ela é... mostrava outra realidade. Os prazos sempre apertados dos projetos, manutenções e "necessidades do negócio" era incompatíveis com a metodologia e caso alguém tentasse segui-la, o resultado era sempre o atraso do cronograma e não cumprimento das metas.
Para não cair nesta armadilha (entende-se... não alcançar as metas), cada um tinha os seus atalhos e seus contatos para "agilizar" a aprovação e liberação dos investimentos.
Não era diferente com Carlinhos. Seus anos de empresa lhe proporcionaram uma boa rede de relacionamentos e nunca nenhum de seus contratos, até então, havia sido questionado. Até então!
Nova e querendo mostrar serviço, a coordenadora da área de MPO aproveitou a deixa de Carlinhos e montou seu circo. Nos dias que se passaram, teve que receber feedbacks de seu gerente, seus colegas e até o diretor de TI ficou sabendo do não cumprimento do processo.
Correu a boca-pequena que até cogitaram uma repreensão formal pela atitude, que segundo "eles", era pouco ética e profissional. Engoliu a seco e esperou.
Constatação
Dois meses se passaram desde a não conformidade de Carlinhos.
Até que um dia, um de seus fornecedores ligou e comentou a demanda emergencial da amiga coordenadora. Segundo ele, a ordem era de uma alocação imediata de um analista de processos dentro da empresa. Questionada sobre os prazos... foi enfática. "Pra ontem".
BATATA. Tinha ali a oportunidade, mas como não concordava com a postura diferenciada da colega e nunca teria as mesmas atitudes, resolveu não comprar uma briga e simplificar o fato em um único email.
- Amiga, não esqueça de seguir o processo! Ele é fundamental para mantermos o compliance do processo! Conto contigo!
Não havia CC, nem CCO naquela mensagem. Não precisava, a história já corria os corredores daquela TI e de grande coaching do processo, passou a ser vista apenas como mais uma jogadora.
Carlinhos lembrou da máxima... "Para meus amigos tudo, para os inimigos... os rigores do processo." e nem quis mais saber como a história acabou.
Comentários
Definição de Acessibilidade Arquitetonica
A habitação é um elemento fundamental na vida de qualquer pessoa. Ela tem grande importância por ser o lugar onde a pessoa cria seu próprio ambiente e desenvolve relações mais estreitas. Minha casa, meu reino, na é assim que diz?, mas nem todas as casas são iguais. habitação acessível garante a autonomia, segurança, dignidade, conforto e tempo, não apenas as pessoas que ali vivem, mas também aqueles que vierem te visitar. A pessoa com deficiência, além de encontrar uma casa adequada para sua rotina diária, poderá usufruir de um direito sagrado garantido na constituição: O direito de ir e vir.
Dignidade, é isso o que se busca ao tornar um ambientet acessível e assim contribuir para uma vida plena e de total integração social.
Elementos que asseguram a acessibilidade Arquitetonica
Os principais elementos e os aspectos de acessibilidade indicados:
Acessibilidade na Entrada para a casa: Em ambos os lados da porta de entrada para a habitação deverá existir um espaço livre ao nível do solo para permitir a inscrever um circulo com um diâmetro de 1,50 m, para manobra da cadeiras de rodas. A largura e a altura da abertura de entrada e as características das maçanetas devem ser avaliadas.
Acessibilidade fora da casa: A numeração do edifício deve ser claramente visível (visual e tátil). Da rua para a porta da frente do apartamento deve ser uma rota acessível. A altura da campaínha, deve ser adaptada.
Características gerais do interior da casa: Uma casa no andar de cima terá que contemplar a acessibilidade das escadas, rampas e elevadores. Acessibilidade das informações sobre a escadaria, o número dos andares devem ser avaliados.
Deve avaliar se o espaço necessário ajudas específicas técnicas de mobilidade, tais como guindastes, que exigem espaço para o assistente, além do espaço ocupado pelo guindaste em si.
Cada um dos quartos deve ter porta de entrada e acessível, e devem ser ligados por corredores para permitir o movimento de uma pessoa com mobilidade reduzida e o acesso a tais instalações.
O interior das instalações devem dispor de mobiliário e instalações confortáveis, seguros, funcionais e fáceis de usar. Devem avaliar a localização de interruptores, tomadas, termostatos e fácil localização. Além de uma luz indicadora mostrando a localização no escuro.
Para garantir a segurança máxima que é desejável que não podem haver peças soltas para causar acionamento (por exemplo, tapetes, cabos, etc.) ou para o poço subterrâneo. Também é conveniente instalação de alertas sonoros e / ou iluminação de emergência e sinais em todas ou algumas das unidades.
Mas procurar um seguro de carro pode não ser tão fácil. Normalmente temos que pesquisar antes de tomar uma decisão. Existem inúmeras empresas, todas elas oferecendo seguros com diferentes coberturas, proteções e serviços. Os chamados seguros compreensivos são uma boa opção, pois incluem diferentes coberturas em uma apólice só. Vejamos quais são as mais básicas e que praticamente encontramos em qualquer seguradora:
- Colisão. Com essa cobertura, o carro estará protegido por qualquer choque ocorrido de maneira acidental nas ruas ou estradas. O seguro indeniza ao segurado as despesas pelos danos causados pelo acidente. Em qualquer caso, há sempre um valor estipulado, e há o que se chama franquia, que é o valor monetário que o segurado deverá pagar e que a seguradora não cobre. É bom ver as condições na apólice para se estar mais seguro.
- Roubo ou Furto. O automóvel ficará protegido contra qualquer um desses sinistros. Uma das condições que o segurado deverá conferir é o valor sobre o qual se calcula a indenização. Outro item importante é que o seguro cubra roubos e furtos totais e parciais.
- Danos contra terceiros. Em algum acidente, podemos prejudicar algum terceiro. Para não termos que nos responsabilizar inteiramente pelo ressarcimento demandado, e devido aos transtornos que isso acarreta, a seguradora se encarrega de fazer tudo.
Algumas empresas oferecem todas essas coberturas, enquanto outras se especializam mais em somente algumas. Além disso, existem coberturas adicionais que preveem outros riscos, como danos por fenômenos naturais (granizo, raio, vendaval, etc.). Há seguros que vêm com pacotes muito completos, que contemplam praticamente qualquer acontecimento que possa causar danos ao veículo.
Mas outra questão importante é o preço desses seguros. Embora possam parecer muito atraentes, os custos podem ser muito altos. Por isso, além das empresas seguradoras, existe outra possibilidade bem mais econômica no Rio de Janeiro: as cooperativas de seguro auto.
Segurando seu carro em uma cooperativa, você poderá economizar muito dinheiro. Em vez de pagar seguros de milhares de reais, ele pode ficar por apenas uma pequena parcela desse valor. E, se o pagamento for parcelado, você poderá pagar mensalmente valores em torno de apenas 100 reais. A diferença nos preços com as seguradoras, deve-se, em parte, a que nas cooperativas os custos de pagamento dos sinistros se divide entre os associados.
É preciso fazer a ressalva de que nem sempre todas as cooperativas de seguro auto no Rio de Janeiro são confiáveis. Pesquisando diferentes opiniões, poderemos encontrar depoimentos de pessoas que não tiveram boas experiências. Pagamentos pelos quais o dono do carro teve que se responsabilizar inteiramente, são algumas das reclamações que aparecem. É que as cooperativas não estão regulamentadas por um órgão oficial que se encarrega do cumprimento dos serviços, como acontece no caso das seguradoras. Por isso, você como cliente fica sem a possibilidade legal de reclamar por qualquer inconveniente que tiver.
Porém, existem várias cooperativas no RJ que contam com a aprovação de milhares de clientes. São associações sérias que têm como objetivo proteger os veículos dos segurados. Por isso, antes de fazer um seguro por cooperativa, confira qual é confiável. Algumas das que nós recomendamos são Auto Visa Rio, PrevCar, FortCar Associação de Proteção Veicular e Shalom Associação de Benefícios.
O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.