O Agendamento
Era madrugada de sábado para domingo e como sempre, era a janela programada para manutenção dos sistemas. Sempre no segundo final de semana de cada mês existia aquela mobilização. Desde a equipe de infraestrutura até o Service Desk ficavam de plantão e executavam as ativades necessárias para virada de novos releases de sistemas ou troca de servidores.
Mineirinho, como era conhecido, adorava fórmula 1 e lógico, quando havia corridas durante a madrugada, odiava ficar de plantão dentro da empresa e sempre que possível, trocava o turno com outro colega. Mas naquele final de semana não tinha jeito, era o seu sistema que seria migrado e não haveria como não estar na empresa.
A Preparação
Se preparou como poucos, comprou uma placa de TV, levou seu notebook, baixou e instalou um programa linux para utilização de sua nova placa e para completar, uma antena VHF/UHF que conectava a sua placa de tv.
Chegou por volta das 23h e iniciou o setup. Desde a antena pendurada do lado de fora do prédio a sintonização da TV foi acompanhada por todo o resto da equipe. Alguns comentavam, “Nerd total”... outros, mais técnicos, fizeram questão de acompanhar todos os comandos e ações necessárias para conclusão da configuração.
Mas as horas passaram e nada de aparecer o sinal da Rede Globo. Ele, já suando e batendo na mesa, bravejava e colocava a culpa no novo Kernel instalado recentemente em seu notebook e entre um café e leitura de diversos forums, cada vez ficava mais apreensivo. Algum colegas mais sacanas, disparavem.... “Vai para o Windows... é mais fácil... É clic clic”.
Próximo do horário da corrida, não teve outra opção, deu boot em seu note e entrou no windows... Mas nada de imagem... DLL pra cá, Service Pack pra lá, café, forums, blogs, e novamente, nada. Cada vez mais sua opção passava a ser o replay as 10h da manhã no Sportv. Mas mineirinho não desistia...
A migração do sistema, a essa altura do campeonato, já não era de tão importância, os passos estavam mapeados e as ações da equipe eram de mero acompanhamento. O foco, naquele momento, era a estação do Mineirinho e sua missão técnica.
Warm up
Foi quando, alguns minutos antes da corrida começarm, chegou o supervisor da área, Gravatinha. Se apavorou com o tumulto em torno do colega e logo quis saber o que acontecia. Mineirinho, já resignado, contou seu drama e, triste, lamentou que não poderia assisitr a corrida.
Gravatinha então, espantado e com um sorrisinho no canto da boca, apontou para uma grande TV de 21 polegadas, de tubo, que estava no meio da sala de operações da TI que antigamente era utilizada pela tele conferências e agora, cheia de pó, era um mero enfeite e suporte para alguns manuais antigos de Oracle... e perguntou. “Porque vocês não utilizam aquela TV?”
O silêncio foi geral. Ligaram a TV e a imagem do grid logo veio a tela. Imagem perfeita, som perfeito!
Mineirinho não falou nada. Desligou seu notebook, sentou na frente da TV e, com mais uma dose de café, se divertiu com mais um fiasco brasileiro em um GP.
Comentários