Pular para o conteúdo principal

Escopo, Comunicação e Aquisições by Go Horse

. Caros amigos, gestão do escopo, comunicação e aquisição by Go Horse!

Escopo

Os burocratas do PMI inventaram um monte de baboseiras para gerir o escopo do projeto… WBS, declaração do escopo, blá, blá, blá…
O Go Horse não perde tempo com asneiras como essas, pois se preocupa com o fundamental: ganhar a conta do cliente.
Não adianta perder tempo com previsões e futurologia… tem que dizer para o cliente que tudo o que ele quer vai ser entregue no prazo que ele deseja – só assim se ganha a conta. Depois, se dá um jeito pra fazer tudo – basta jogar a bomba no colo da equipe do projeto.
O gerente de projetos Go Horse deve submeter a sua equipe a um estado permanente de terror, de modo que a mesma trabalhe horas extras para cumprir oescopo, não apenas sem reclamar, mas pensando que não faz nada além da obrigação.
Às vésperas da entrega do projeto, após várias madrugadas de trabalho (por parte da equipe, não do gerente, claro), entrega-se o escopo completo, mas nas coxas. Enquanto o cliente testa, o time segue corrigindo os erros que sabe que existem. Perda de tempo zero, sucesso total.

Comunicação

A comunicação talvez seja a área de conhecimento que demandou dos burocratas do PMI a maior parcela de criatividade.
Comunicação deveria ser simples: vai lá e fala pro cara o que ele tem que fazer! Mas não: pessoas perderam seu tempo precioso produzindo páginas e páginas com instruções sobre como burocratizar aquilo que a humanidade faz desde os seus primórdios, que é comunicar-se.
Planejamento da comunicação, atas de reunião, relatórios de desempenho, blá, blá, blá… para quê tudo isso se basta passar a informação ao interessado?
O Go Horse acredita em duas ferramentas para comunicação:
-1- Capacidade de compreensão do ouvinte: para bom entendedor, meia palavra basta. O que dizer de uma palavra inteira? É só falar para o cara o que ele tem que fazer e pronto!
-2- Poder na estrutura hierárquica: se o ouvinte não faz a tarefa direito porque (diz que) não entendeu, ou que ninguém pediu nada daquilo para ele, basta usar a hierarquia. Palavra de chefe é a verdade, e ponto final. Isso acaba com qualquer ambigüidade.

Aquisições

Essa é uma área que os chatos do PMI se esforçaram para encher de inutilidades. Papéis, papéis, papéis, documentos inúteis…
O PMBOK propõe um processo burocratizado e custoso para realizar concorrência de fornecedores. Ora, para que tudo isso se um parente ou amigo seu pode fazer o trabalho terceirizado? Quem sabe, se você contratar a empresa de um parente, pode até levar um por fora!
É mais ou menos como fazem os políticos no Brasil: preenchem os cargos em seus gabinetes com suas esposas, filhos e afilhados, afinal de contas, quem pode ser mais confiável do que a família, não é mesmo?
Enquanto o PMI condiciona a decisão de fazer ou contratar um serviço à capacidade da empresa de executá-lo, o Go Horse vai pelo caminho inverso: condiciona a sua capacidade de realização à existência de um amigo que faça o serviço.

Salve: gohorseboard@gmail.com / twitter: @gohorseprocess

Comentários